Quinta-feira, 16 de Agosto de 2007

Vini, vidi... fraquiti.

Bonito, bonito era falar de vinho e só falar de coisas de que se gosta. Era sinal de que se escolhiam bem os vinhos, ou então de que estávamos num país de eleição, de tradição vinícola, em que mesmo os vinhos menos bons eram bons.

Quando digo que dou um 16 a um Dom Rafael, é um 16 merecido. Não há 16 aos pontapés. Sou um gajo exigente, nenhum supra-sumo da batravinícola, mas quando gosto... gosto. E quando não gosto, digo mal.

Este maldizer muito português é um maldizer mais purinho do que o que por aí abunda. Eu digo mal porque gostava que se fizesse melhor. Não digo mal apenas para deitar abaixo. É que, essa sim, é a tradição portuguesinha. Não digo mal porque fazia melhor, apesar de achar que, se soubesse, fazia um vinho do caraças, mas porque gostava que tivesse sido melhor feito.

Estou falar como se o João Portugal Ramos me ouvisse, porque estas palavras são dirigidas ao fraquinho, fraquinho Loios 2006 tinto que por ali se produziu.

"Uneventful". Quando bebo vinho, para mim é sempre uma ocasião. Neste caso, beber vinho foi tudo menos uma ocasião. Eu explico, é simples: tanto podia ter estado a beber vinho como a beber água. Cá p'ra mim, aquele "Loios" foi um refresco. Tive o cuidado de o deixar à temperatura, ali perto dos 18, 19º.

Àquela temperatura é um vinho chato, flat, coisa sem personalidade, seja no nariz ou na língua. E como sou um gajo exigente, dou-lhe um 10 e só porque, apesar de tudo, não é desagradável. Resumindo: à temperatura... é refresco. Mais quente, só se sentem os 14º que lá estão engarrafados.

Como o vinho é um ser vivo, a melhor tradução que arranjo para estes "Loios 2006": é um panhonha. Passa-nos ao lado, e só se houver pior e não houver mais nada é que volto a bebê-lo. Naquela gama de preços, e por mais que não seja um fã do Dão, temos um "Quinta dos Grilos": mais barato, e muito superior a este Loiozito.

Como nota adicional, já que falei das monocastas do JP Ramos, o meu compincha dos AU presenteou-me com o "Aragonês" do dito. No início trambolhei ao achar que era tudo menos Alentejano. É um "tempranillo" que só se justifica porque é uma curiosidade. É um bom vinho, mas numa perspectiva de qualidade-preço só se justifica exactamente porque é um "freak", algo que se faz pouco por cá. Não tem muito de excepcional. Nem muito nem pouco, não tem nada, mas não compromete.

Dava-lhe um 14 porque, ao fim e ao cabo, é um vinho que encaixou bem na refeição em questão, mas posso ter que provar melhor antes de me decidir.

As notas aromáticas são de fruta madura, achocolatado, com especiaria. É um vinho "cheio", encorpado, denso, que não compromete mas que também não me dá vontade de telefonar a toda a gente a dizer que têm que o experimentar.

Curiosamente, já que falo em curiosidades, é o que se diz do Syrah do mesmo senhor e relativamente ao qual eu tenho alguma (curiosidade). Que ele não se desleixe, e que não faça vinho só por fazer. Qualquer dia, ainda lhe dá para fazer Monte Velho.
publicado por Onyros às 23:45
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Vini, vidi... fraquiti.

. Sem vinho não caminho.

. Ideia para uma série

. Somos os primeiros!

. Por isso é que eu curto o...

. Pr'ó Natal de presente eu...

. The Terrorist Ham - The A...

. El Presunto Terrorista

. O ABC do Tomatinho

. Justino, o trolha sem tin...

. O Homem-Alcatifa - A hist...

. A História de Bernardo, E...

. Tomé, o homem que parecia...

. Rubrica - "A Minha Musa é...

. Conselhos Práticos para B...

. Reciclar é bom

. Aperitivo Revisitado

. João João Puré - Aperitiv...

. Conselhos Práticos Para B...

. A Felicidade Não Está No ...

. Conselhos Práticos Para B...

. My Hero

. Parecia a sério

. Pensamento do Novo Ano

. O Natal - Um poema de Joã...

. Ah pois é

. A notícia mais interessan...

. João João Puré - Uma aut...

. João João Puré - Uma aut...

. "Animal" Lopes e suas Lop...

. A Melhor Altura para Bebe...

. A Queda III

. Desconstrução de aforismo...

. A Queda II

. Ká-7 & Bafinhos

. A Queda

. Filosofia de Botelha

. O Vinho (poema de JJ Puré...

. João João Puré - Uma aut...

. A Vida Sexual dos Bivalve...

. A Trongónia - Um Paraíso ...

. Bêbado ou Bêbedo?

. Preâmbulo dos AU

. Gatinhar de volta

. Ai ai, estou que nem poss...

. We're back

. Paradigma da Administraçã...

. Razão de *hic* ser

. Inauguração oficial

.arquivos

. Agosto 2007

. Setembro 2006

. Agosto 2005

. Abril 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2003

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub